Desafio Junino: Análise Combinatória

atividade Desafio Junino: Análise Combinatória

Essa atividade é indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos, utilizando diferentes estratégias para análise combinatória.

Esta atividade pode parecer muito difícil de ser solucionada pelos alunos, mas a intenção é o desafio. Estimule nos alunos essa sensação de serem desafiados, motivando-os a encontrar a resposta.

O ideal é que a atividade seja resolvida, se possível, em duplas e que o professor não exija a resolução do problema com a utilização apenas de operações e algarismo, deixem que os alunos utilizem das estratégias próprias para chegarem às conclusões. O importante é resolver o problema e não a forma como foi resolvido.

Passe entre as duplas fazendo sugestões e questionamentos pertinentes que os leve às soluções, verifique se os alunos entenderam as palavras usadas nos problemas.

Abra um momento para discussão em grupo das diferentes conclusões e estratégias utilizadas pela turma.

A análise combinatória se refere a quantas cominações diferentes pode ser feita, no caso deste desafio, o personagem quer comprar um lanche, uma bebida e um doce na festa junina. Há várias maneiras de resolver, uma delas é o uso de desenhos ou escrita dos elementos a serem combinados em forma de lista. Veja abaixo:


lista de respostas

Outra maneira é utilizando o diagrama de árvore:


diagrama

Lembrando que os estudantes devem ser livres para utilizar a estratégias que mais compreendam, mas é importante que conheçam todas, por isso, se alguma delas não foi utilizada por nenhum deles, ensine-os.


HABILIDADES:

EF04MA22- Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA19- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade